A Balada Literária criada e coordenada por Marcelino Freire (www.marcelinofreire.wordpress.com) está chegando. Começa dia 28, quarta-feira. A programação está aqui: www.baladaliteraria.zip.net.
Neste ano, o homenageado é Raduan Nassar, que escreveu dois clássicos da nossa literatura: “Um copo de cólera” e “Lavoura arcaica”.
Depois, Raduan se afastou da cena (na verdade, publicou mais três contos). Talvez tenha parado de escrever, mas talvez não. Muitas vezes me pergunto se os escritores que param de escrever param de escrever. Não publicam, mas será que não escrevem? Nem diários? Bilhetes, cartas, anotações, e-mails? Formas breves?
Entendo perfeitamente ele ter parado de publicar. Os livros que escreveu são muito fortes. O que mais ele poderia dizer? E por que precisamos fazer a mesma coisa, a vida toda?
O Instituto Moreira Salles dedicou Cadernos de Literatura Brasileira 2, em 1996, a Raduan Nassar. Ali, há entrevista em que ele explica que, trabalhando em sua fazenda, faz, faz e faz, “o que não deixa de ser uma outra forma de escrever” (p. 39). Mas isso foi há 16 anos. E continuamos lendo “Um copo de cólera” e “Lavoura arcaica” como se escritos ontem.
Por que os livros de Raduan Nassar são tão bons?
Leyla Perrone-Moisés publicou, nos Cadernos de Literatura, o ensaio “Da cólera ao silêncio” (p. 61-77). Ela estará na Balada, no dia 29, às 11h00, na Livraria da Vila da Fradique, homenageando o escritor junto com Roniwalter Jatobá e Wladyr Nader.
As outras mesas da Balada (todas interessantes) acabam discutindo, em síntese e afinal, a liberdade que a escrita exercita com muito esforço (como é duro dizer!).
Deve ser difícil, também, a um escritor, não escrever, ou escrever e não publicar.
O silêncio de Raduan Nassar, sempre escritor, é uma forma de liberdade.
Tags: Balada Literária, Cadernos de Literatura Brasileira, Instituto Moreira Salles, Lavoura arcaica, Leyla Perrone-Moisés, Marcelino Freire, Raduan Nassar, Um copo de cólera
27 de novembro de 2012 às 16:25 |
Interessante, irei na Livraria da Vila pra conhecer de perto os escritores e suas idéias . Boa dica.
CurtirCurtir
27 de novembro de 2012 às 17:44 |
Oi Fernanda, acho que vai ser bem legal!
CurtirCurtir