J.M.Coetzee

Terminei Verão, de J.M. Coetzee (Companhia das Letras). De Coetzee li Juventude (indicado por Roberto Taddei).

Coetzee leva a autoficção ao extremo. Ele é o personagem dele mesmo. É entrevistado, entrevista. E Coetzee personagem é um homem totalmente comum. Um escritor cujos textos devem ser maravilhosos, mas os próprios textos só aparecem no livro na forma de diários (nem tão maravilhosos). A escrita do personagem deve ser brilhante porque há uma biografia em construção no romance e não se escreve biografia de uma personalidade desinteressante. E o que se descobre, nas versões dos entrevistados, é que Coetzee personagem pode não ser encantador (mas tem muitas mulheres). Não é o Coetzee autor. Ou é. Não importa. Ou importa?

Gosto demais de entrevistas e as que Coetzee simula são sensacionais. Em uma delas, o entrevistador fala: “Não dá para confiar no que Coetzee escreve, não como registro factual-não porque ele fosse mentiroso, mas porque ele era um ficcionista. Nas cartas, ele inventa uma ficção de si mesmo para seus correspondentes; nos diários ele faz a mesma coisa para os próprios olhos, ou talvez para a posteridade” (p. 234).

O mais divertido é que há até críticas a Desonra, considerado um de seus melhores romances. A certa altura, alguém diz, sobre Desonra: “Em nenhum ponto você tem a sensação de um escritor que deforma sua mídia a fim de dizer o que nunca foi dito, o que, para mim, é a marca da grande literatura. Muito impassível, muito organizado, eu diria” (p. 251).

Achei esse comentário sobre o próprio livro um grande lance no jogo literário desse autor que ganhou Prêmio Nobel em 2003.

Sobre Desonra, há crítica literária aqui, escrita por J.C. Guimarães. http://www.revistabula.com/113-desonra-de-j-m-coetzee/.

E, sobre Coetzee, há esse endereço na internet, Lendo Coetzee: http://lendocoetzee.com/o-autor/
Agora vou ler Desonra.

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: