Jardim Alheio é um grupo de crítica literária formado na Casa das Rosas, em São Paulo. Conheci no facebook e resolvi conferir um de seus encontros no auditório da Livraria Martins Fontes na Avenida Paulista.
O ciclo entre 22 de abril a 13 de maio é dedicado ao escritor Ricardo Lísias.
O plano é o seguinte: no primeiro encontro, o escritor fala de sua formação, de seus textos, conta sua história. No seguinte, a equipe de Jardim Alheio fala sobre o escritor, sobre sua escrita.
Na outra semana, textos críticos são produzidos pelos participantes do ciclo e mostrados ao escritor. No último encontro, ele estará outra vez no auditório, falando sobre as críticas. Imagino que, nesse dia, todos estarão bem familiarizados com a literatura de Ricardo Lísias e ele falará de uma maneira diferente, também. Falará para pessoas que terão não apenas lido, mas escrito sobre seus livros.
A ideia do ciclo de críticas é ótima. Pena que não participei do ciclo sobre Frederico Barbosa.
Ricardo Lísias é um escritor que fala muito bem, com sinceridade e simpatia, sobre sua criação. Ele chega perto do ouvinte, estabelece comunicação. Perguntado sobre seus autores preferidos, respondeu Machado, Joyce, Kafka, Graciliano, Guimarães Rosa. Ele lê muito.
Não tem medo de ler ou ouvir críticas: espera que as últimas palavras sejam sempre as penúltimas, nenhuma opinião é definitiva. Disse que comentar um livro sem ter lido é um absurdo (e é, mesmo).
Gosta de escrever textos mais curtos enquanto escreve os longos. Escreve, ou produz, ou produz e escreve, tudo junto, um jornal literário, Silva.
Espero estar nos próximos encontros, principalmente no último.
Quero ouvir o escritor falar outra vez.
24 de abril de 2013 às 8:25 |
Nossa, Paula, ótima dica! De uma próxima vez, vou me esforçar para ir 🙂
CurtirCurtir