Keith Jarrett vem ao Brasil.

Estará na Sala São Paulo no dia 29 de outubro.
Meus pianistas prediletos: Glenn Gould, Bill Evans, Brad Mehldau, Keith Jarrett. Gosto de outros, mas dos quatro especialmente. Afetuosamente. Sentimentalmente.
Ouvi Keith Jarrett pela primeira vez por volta de 1983. Ouvi The Köln Concert, acho que na época todo mundo ouvia esse concerto. Era de arrepiar. Para a gente, que ouvia muito rock, Keith Jarrett foi transformador.A Wikipedia traz a história do concerto: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Köln _Concert.
Keith Jarrett não mudou meu pelo gosto pelos Rolling Stones e por Bob Dylan e por Talking Heads e David Bowie. Só enriqueceu meu modo de ouvir música. Uma pérola destacada ali no meu conjunto de prediletos. Eu começava a gostar de jazz, também. Django Reinhardt, Alberta Hunter, Duke Ellington – bem mais tarde.
Hoje eu gosto de tudo.
Não obstante os concertos de Keith Jarrett gravados em muitas cidades do mundo sejam lindos, The Köln Concert ainda é o melhor, para mim.
Também me emociono quando ele toca Bach. E canções melódicas, não improvisadas, como no álbum The melody at night, with you, que ele dedicou à mulher.
Sobre o disco, vale ler texto de Arthur Nestrovski -hoje diretor artístico da OSESP- em “Notas musicais” (Publifolha, 2000,p. 127-129). Ali, ele diz, de Keith Jarrett: “Foi em 1997 que ele começou a gravar as primeiras canções, um presente de Natal para sua mulher. Sentia-se tão fatigado que “não tinha força para ser inteligente”, como declarou numa entrevista (Time, 15.11.99). Sem as defesas da inteligência, sem as melancolias do músico estudado, ele chega ao “espaço vital da canção”. Em quase todos os casos, o piano entra na música do jeito mais difícil e mais fácil: pela primeira nota, sem introdução. Em quase todos, acaba do jeito mais fácil e difícil também, concluindo a linha com o mínimo de esforço” (p. 128).

Tomara que o concerto em São Paulo seja publicado em CD, depois.

***

Complementando o post, o Valor publicou matéria bem legal sobre Keith Jarrett. Segue link: http://www.valor.com.br/cultura/2877148/keith-jarrett-retorna-ao-brasil-com-improvisos

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s